Cera

A cera é uma secreção produzida pelas abelhas para ser utilizada na construção dos favos, que servem para depósito de mel, pólen e crias. É composta de elementos com ação bacteriostática para a colmeia. Na apicultura racional, o excedente de cera é extraído da colmeia é transformada em lâminas alveoladas, agilizando a construção dos favos.

A cera é utilizada desde a pré-história; povos primitivos utilizavam-na na mumificação de cadáveres; na mitologia grega as asas de Ícaro, que permitiram sua saida de Atenas eram fixadas a seu corpo com cera. Os romanos eram conhecidos por fabricar frutas de cera que eram impossiveis de ser diferenciadas das originais, utilizavam-na também para modelar o perfil humano.

Na idade média, tabletes de madeira cobertos com cera eram utilizados para correspondência e inscrições provisórias, para escrever utilizava-se um instrumento de metal afiado de um lado e largo e achatado do outro, que servia para apagar. Na Igreja pode simbolizar a carne de Cristo, e durante as cerimônias religiosas eram utilizadas velas fabricadas de cera; o pavio simboliza a alma de Cristo, e a chama a divindade. Tanto o mel quanto a cera são considerados substâncias sagradas.

Aplicações - Na apicultura a cera é utilizada na fabricação de cera alveolada, que facilita e diminui o trabalho das abelhas, que muito agradecidas aumentam a produção de mel. Mascar cera estimula a salivação e beneficia a circulação sangüínea, ao mesmo tempo que fortalece as gengivas e elimina tártaro.

A cera pode ser utilizada na fabricação de velas e esculturas, que vão desde flores e frutas artificiais a réplicas de pessoas expostas em museus. Ela entra na composição de pomadas, unguentos, emplastos e diversos medicamentos. É muito rica em vitamina A e por isso é bastante procurada pela indústria de cosméticos, pois contribuiu para tornar a pele suave e aveludada, e serve como base para cremes gordurosos, adstringentes de limpeza e máscaras para o rosto. É impermeável e pode ser utilizada como isolante para materiais elétricos, serve também como revestimento, ajuda a prevenir a corrosão de produtos metalúrgicos  e pode ser ainda utilizada para polir móveis e objetos.