45º Aniversário de fundação da CBA

CBA 2012_1

Aniversário de 45 anos da Confederação Brasileira de Apicultura – CBA

No ano do 45º aniversário da CBA, comemoramos o posicionamento conquistado nacional e internacionalmente pela apicultura brasileira. Apesar das conquistas e reconhecimento, estamos atentos às oportunidades, ameaças e desafios a serem enfrentados pelo setor. Neste ano de 2013 em nível internacional teremos a oportunidade de participar do Congresso Ibero-latino-americano na Venezuela e do 43º  Congresso e feira Internacional da Apimondia de 29 Set a 04 Out 2013 em KIEV na UKRANIA. Nestes eventos apresentaremos os produtos e serviços apícolas brasileiros.  Teremos três reuniões da Câmara Setorial no MAPA em Brasília/DF e uma na Expointer em Esteio/RS , reuniões de Construção de Normas Apícolas da ABNT, lutas pelo pleito das demandas de Meliponicultura junto ao MMA, participação no Projeto Polinizadores FAO/ONU e ainda a  realização de eventos apícolas regionais, estaduais e municipais em todo o Brasil.

O nosso maior desafio em 2013 será recuperar o plantel de colmeias perdidas e a autoestima dos apicultores. No ano passado fatores climáticos como estiagens prolongadas e chuvas em momentos de florada além de frustrarem a produção, causaram perdas em todo o território nacional.

Neste ano teremos ainda que lutar pela harmonização da legislação, notadamente o RISPOA junto ao MAPA, para não inviabilizar o setor e na área ambiental lutar junto ao IBAMA/MMA pela proibição definitiva de defensivos agrícolas banidos da CE Comunidade Europeia como os nicotinóides. A manutenção do STATUS do Brasil como pais livre de resíduos pelo uso de acaricidas, fungicidas e antibióticos na prática apícola tem que ser defendido por todos. A violação nos leva a ameaça de notificação da presença de nitrofuranos em méis exportados pelo Brasil para CE, o que  poderá trazer bloqueios e restrições. A ganância de comerciantes inescrupulosos que visam apenas o lucro imediato poderá levar a apicultura brasileira ao abismo das drogas e a dependência dos grandes laboratórios. Este caminho já foi feito por outros países que no momento fazem um grande esforço para retornar ao status anterior, o qual o Brasil é possuidor.

Porto Algre – RS 28 de janeiro de 2013

José Gomercindo Corrêa da Cunha – Presidente

Fonte: www.brasiapicola.com.br

 



Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.